Irmãos Capuchinhos
Somos irmãos, clérigos e não clérigos. Vivemos em fraternidade, oramos individualmente e em comum, partilhamos juntos as refeições e o tempo, ajudando-nos mutuamente a crescer, como numa família. As nossas comunidades, a que chamamos “fraternidades”, são lugares de alegria e de hospitalidade.
Jesus de Nazaré é o nosso guia para levarmos uma vida simples e humilde no meio do povo. A vida de Cristo, a Sagrada Escritura, São Francisco de Assis e os seus escritos, a História da Ordem e a vida dos seus Santos constituem a nossa fonte de inspiração.
Somos enviados a anunciar o Evangelho, com a vida e por todas as formas concretas: oração e contemplação, trabalho pastoral, serviços sociais, ministério da reconciliação e de assistência religiosa hospitalar, atividade missionária, ação cultural, edições e presença nos meios de informação e comunicação social, etc. Por isso, a nossa caraterística não está tanto naquilo que fazemos, mas no espírito ou no modo com que o fazemos: alegria, simplicidade, amor, entrega, confiança no Pai e nos Irmãos.
Em Barcelos
Em agosto de 2011, com uma Eucaristia de ação de graças presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, os Capuchinhos celebraram 75 anos da sua presença em Barcelos. A licença para a fundação foi dada pela Santa Sé em 29 de agosto de 1934; e em outubro, a Ordem Terceira Franciscana local, cedeu aos Capuchinhos o usufruto e a administração perpétua da nova igreja de Santo António. O primeiro religioso chegou a Barcelos a 7 de dezembro, vindo outros dois a 16 e 22; tendo sido alojados por benfeitores. Só a 20 de julho de 1935, os Capuchinhos compraram a casa de dois andares, ao lado da igreja, e nela se instalaram.
No dia de Santo António, em 1940, foi benzida a 1ª pedra para aumento da casa, a fim de nela se instalar o Noviciado, que teve início com a tomada de hábito dos 4 primeiros noviços, em 4 de outubro, embora as obras só fossem inauguradas a 13 de junho do ano seguinte. Em 19 de outubro de 1942 começou a funcionar aqui o Colégio de Filosofia, para o qual foi acrescentado um 2º andar à casa, inaugurado em 27 de dezembro de 1946. A 30 de agosto de 1952, o Colégio de Filosofia passou para a nova casa do Porto; e em 15 de Julho de 1989, o Noviciado foi transferido para Cabanas de Viriato (Viseu). A casa foi muito reestruturada, sobretudo no interior, entre 1982-84 e 2002-04.
Atualmente, o grande apostolado dos Capuchinhos em Barcelos é no confessionário e no Hospital, de que são capelães; assistem espiritualmente duas comunidades de irmãs franciscanas e colaboram com a Paróquia de Barcelos e outras paróquias vizinhas, sem esquecer o apostolado bíblico. A comunidade cristã que se reúne na igreja de Santo António é muito viva, com grande frequência da Catequese, vários grupos corais, de jovens, da Ordem Franciscana Secular e de ação socio-caritativa.
No triénio 2020-2023, os irmãos Capuchinhos que constituem a Fraternidade de Barcelos são os seguintes, por ordem de idade: Frei Manuel Pires Ferreira, Frei Augusto Gomes Ferreira Aspra, Frei Luís Gonçalves, Frei João Santos Costa, Frei José Carlos Costa Faria, Frei Hermano Filipe de Jesus da Silva Rodrigues e Frei Ricardo Pinto.
Se tens mais de 16 anos e queres conhecer o nosso ideal, vem fazer uma experiência vocacional connosco. Aguardamos o teu contacto!
Morada: Campo 25 de Abril, 507 | 4750-127 Barcelos
Telefone: 253 809 560