Conclave 2025: Mais de 100 cardeais eleitores já estão no Vaticano

Escrito em 29/04/2025
Octávio Carmo

Cardeal Angelo Becciu, a quem Francisco tinha retirado os direitos do cardinalato, assume afastamento da eleição Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano Cidade do Vaticano, 29 abr 2025 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse esta segunda-feira aos jornalistas que mais de 100 cardeais eleitores, dos 135 com direito a voto, […]

Cardeal Angelo Becciu, a quem Francisco tinha retirado os direitos do cardinalato, assume afastamento da eleição

Foto: Vatican Media

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 29 abr 2025 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse esta segunda-feira aos jornalistas que mais de 100 cardeais eleitores, dos 135 com direito a voto, participaram na quinta reunião (congregação) geral de preparação para o Conclave.

Durante o encontro foi decidido que as votações para a eleição do novo Papa vão ter início a 7 de maio, quarta-feira, na Capela Sistina.

A reunião geral, na Sala Nova do Sínodo (Auditório Paulo VI), teve 180 participantes – incluindo os cardeais com mais de 80 anos, sem direito a voto no próximo Conclave.

Além destas reuniões gerais há “congregações particulares”, com a presença do cardeal camerlengo (D. Kevin Farrell) e três cardeais, sorteados regularmente: hoje foi confirmado o cardeal Reinhard Marx, da Alemanha, como coordenador do Conselho para a Economia, enquanto os outros dois membros foram escolhidos por sorteio: o Cardeal Luis Antonio Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), e o cardeal protodiácono Dominique Mamberti, a quem cabe a responsabilidade de anunciar a eleição do Papa.

Nas intervenções desta quinta reunião, indicou o Vaticano, houve 22 intervenções sobre “temas de particular relevância para o futuro da Igreja”, como “a relação com o mundo contemporâneo e alguns dos desafios que se colocam, a evangelização, a relação com as outras religiões, a questão dos abusos”.

A Santa Sé anunciou ainda que vão começar os trabalhos na Capela Sistina, entretanto encerrada às visitas, preparando o espaço para os atos da eleição.

O porta-voz do Vaticano respondeu a questões sobre o alojamento dos cardeais eleitores, apontando a “indicações mais precisas” em breve.

“Há Santa Marta, há Santa Marta Vecchia, que é um edifício aqui ao lado. Há várias possibilidades”, apontou.

Já esta manhã, o cardeal Angelo Becciu, a quem Francisco tinha retirado os direitos do cardinalato, não participará no Conclave.

“Tendo em mente o bem da Igreja, que servi e continuarei a servir com fidelidade e amor, bem como para contribuir para a comunhão e a serenidade do Conclave, decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco e não entrar no Conclave, embora continue convencido da minha inocência”, refere, num comunicado divulgado pelo Vaticano.

Em dezembro de 2023, D. Angelo Becciu foi condenado, em primeira instância, a uma pena de prisão por fraude financeira.

OC

.