Introdução


A Igreja de Santo António é uma igreja conventual, isto é, está agregada a um convento, onde vivem Frades Capuchinhos, e de onde irradia uma espiritualidade capaz de atrair pessoas que se identificam com a forma como São Francisco de Assis seguiu e viveu o Evangelho de Jesus. Exemplo disso é o facto de haver crianças de mais de vinte freguesias diferentes inscritas no nosso Centro de Catequese. São esses fiéis que se reúnem todas as semanas e que vão formando aquilo a que se chama de comunidade.

Ao longo dos anos, irmãos e leigos comprometidos, atentos às necessidades da Igreja, suscitaram o nascimento de diversos grupos. Alguns, sobretudo devocionais, extinguiram-se ou mudaram, consoante as necessidades da Igreja, pois nenhum grupo existe para si mesmo, mas em função do Reino de Deus.

Atualmente, há as seguintes fraternidades, secretariados, grupos e serviços de apoio à igreja e à liturgia:

  • Fraternidades: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Ordem Franciscana Secular, Juventude Franciscana (Jufra)
  • Secretariados: Catequese, SCAM (Missões)
  • Grupos: Shalom, GASC, Grupo Adonai, Laudato si’
  • Serviços de apoio à Liturgia: Leitores, MEC’s, Acólitos, coro Fratelli (2º e 5º sábados) e coro das 08h00 (domingos)
  • Outros Serviços de apoio: Equipa de Acolhimento, Bênção do Peregrino, Flores, Decoração, Limpeza.

Há ainda o Conselho Coordenador, que é formado pelo responsável de cada grupo, e que reúne ocasionalmente para tratar de assuntos que dizem respeito a toda a comunidade cristã. Eventualmente, formam-se comissões encarregues de tarefas específicas, como por exemplo, comissões de obras e comissões de festas.

Como vemos, há uma grande diversidade de pessoas e de grupos que têm na Igreja de Santo António uma segunda casa, pelo que, ignorar a identidade e a história desta comunidade e fazer “tábua rasa” do caminho percorrido ao longo de mais de 85 anos, seria ignorar o próprio Senhor, que é quem chama e congrega.