Duas semanas se passaram desde que a JuFra se reuniu em retiro. Poderiamos ter escrito algo sobre o retiro antes, mas a verdade, é que foi difícil para nós expressar o que sentimos naquele retiro. Mas aqui vai:
"O Retiro para nós foi um tempo de reflexão, de envolvimento e de acolhimento.
Estes dias foram de silêncio e de oração, com muitas emoções. Foram-nos mostradas como devem ser as nossas prioridades neste tempo da Quaresma, em que fazemos tal como Jesus um caminho. É muito importante desfaze-mo-nos das arramas que nos impedem de traçar o nosso caminho.
Orar, Jejuar e dar esmola são os pilares que exploramos e levamos connosco e as formas de nos desprendemos do pecado.
Ouvir Deus, o que tem para nos dizer, a missão que nos propõem. Saborear o momento e confiar que Deus só dá-la connosco quando estamos em verdade.
O retiro foi orientado pelo Guilherme Ramos, um jovem da paróquia do Campo Grande e pelos irmãozinhos de São Francisco de Assis.
Os jovens que participaram foram os jovens da Fraternidade da Jufra e os jovens Franciscanos de Beja. Deixamos um agradecimento às irmãs Franciscas da Divina Providência, à Ordem Franciscana Secular e à Equipa da Pastoral Juvenil Franciscana. Agradecemos ainda ao Guilherme Ramos a sua disponibilidade para orientar este Retiro, bem como aos Irmaozinhos de Beja por encaminharem os belos momentos de oração.
Saímos daqui com a certeza de que tal como São Francisco pregar o Evangelho com a nossa vida será exemplo para os outros."