António José em Siracusa

Escrito em 22/10/2025

O António José, natural do Porto, iniciou o 2º ano do Postulantado Capuchinho em Siracusa, onde prosseguirá o seu percurso formativo.

Os Irmãos Franciscanos Capuchinhos em Portugal celebram com alegria mais um passo no caminho vocacional do jovem postulante António José (Tozé), natural do Porto, e que, desde 2023, se encontra a fazer o seu percurso vocacional na Fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos no Amial. No dia 21 de Outubro, Tozé foi oficialmente acolhido à segunda etapa do seu Postulantado, um tempo fundamental de aprofundamento na escuta do Chamamento de Deus.

A cerimónia decorreu durante a oração de Laudes, num momento de profunda espiritualidade e partilha fraterna. O Tozé foi carinhosamente acompanhado pelo Frei Miguel Grilo, que foi o seu Mestre Formativo até este momento, simbolizando a ligação e o apoio contínuo da Província Portuguesa.

Neste novo tempo de formação e discernimento, o Frei Miguel entregou o Tozé ao cuidado fraterno do Frei Gaetano (Mestre) e do Frei Leonardo (Vice-Mestre). Serão eles, agora, os guias que o ajudarão a caminhar e a responder com maior clareza à inspiração de São Francisco de Assis.

O Tozé não estará sozinho nesta aventura de fé! Juntamente com ele, trilham este caminho de discernimento outros quatro jovens, provenientes de diferentes regiões, numa experiência de verdadeira fraternidade internacional: Michel Ângelo (Foggia); Gerardo (Campânia-Basilicata); Umberto (Sicília); e Oussama (Líbano). Esta partilha de vida e oração entre diferentes culturas é um dom valioso no caminho vocacional capuchinho.

O ponto alto da celebração foi a entrega do Tau e das Fontes Franciscanas a cada um dos cinco jovens que iniciam esta etapa, incluindo o Tozé. O Tau, símbolo franciscano por excelência, é um convite vivo a acolher Cristo humilde e pobre. Recorda-nos que só no despojamento e na simplicidade podemos criar o espaço necessário no coração para ouvir a Palavra que Deus nos dirige. É um sinal de disponibilidade radical para seguir as pegadas do Seráfico Pai Francisco. A entrega das Fontes sublinha o compromisso destes jovens em mergulhar profundamente na espiritualidade e história da Ordem.

Por fim, em Ação de Graças e em forma de súplica pelo bom desenvolvimento desta etapa formativa, foi celebrada a Eucaristia, sinal profundo do amor e do chamamento constante de Deus para com cada um de nós à Santidade e ao amor.

Durante o próximo ano em Siracusa, Tozé aprofundará a sua experiência de vida franciscana capuchinha e preparar-se-á para o passo seguinte e decisivo: o Noviciado, que também decorrerá em Itália, na região da Calábria, mais propriamente em Morano Calabro.

A vida de Tozé e destes outros 4 jovens é um testemunho vivo de que Deus continua a chamar. Rezemos por eles, para que sejam perseverantes na escuta e generosos na resposta. Do mesmo modo, continuamos a rezar para que o Senhor da Messe continue a chamar outros jovens ao seguimento radical de Cristo como São Francisco de Assis e tantos outros que os precederam, encontrando na nossa Fraternidade Capuchinha um lugar para a sua vocação.

.