Neste domingo, dia 13 de julho, às 18h00, D. Nuno Almeida presidiu à ordenação diaconal do Frei John Naheten, franciscano capuchinho.
Este domingo, dia 13 de julho de 2025, frei John Naheten, Franciscano Capuchinho, foi ordenado diácono na Catedral de Bragança por Dom Nuno Almeida, bispo diocesano, numa celebração em que foi ordenado presbítero o diácono Nelson Vale, natural de Carção, Município de Vimioso.
A Eucaristia, que teve início às 18h00, foi concelebrada por D. António Montes Moreira, bispo emérito de Bragança-Miranda, e mais de três dezenas de padres, incluindo os sacerdotes das equipas formadoras do Seminário Diocesano e do Seminário Maior Interdiocesano de S. José. Numa catedral quase repleta de fiéis dos quatro arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda, estiveram presentes muitas religiosas, entre as quais se destacou a presença de nove Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, muito ligadas à missão dos Capuchinhos em Timor-Leste, algumas das quais viajaram mais de oito horas, desde Barbacena, Elvas, para poderem estar presentes. Pelo caminho, deram ainda ‘boleia’ a irmãs da Comunidade de Lisboa, de Fátima e de Pedras Salgadas.
Entre os irmãos Capuchinhos, estiveram presentes, para além dos irmãos da Fraternidade de Argozelo, frei António Martins, Ministro Provincial, frei Luís Leitão, Guardião da Fraternidade de Fátima, e vários irmãos da Fraternidade do Amial - frei Américo Pereira, frei Acílio Mendes, frei José Luís, frei Fernando Alberto e irmão António José - cuja presença mostrou que nem a idade, nem a doença, nem a distância, nos pode afastar do amor de Deus e dos irmãos.
Na homilia, Dom Nuno Almeida afirmou que “Sempre que, como padres ou diáconos reduzimos, sossegadamente, a nossa ação e atenção à Liturgia, esquecendo a Palavra e a Caridade estamos a deformar o sacerdócio de Cristo. Corremos o risco de nos tornarmos semelhantes ao sacerdote e ao levita (homens do culto) que veem, mas passam ao lado com indiferença”.
E recomendou ao novo padre e ao novo diácono: “Sede bênção para todos. Não acumuleis riquezas pessoais, mas multiplicai o bem ao serviço de todos e em especial dos que mais precisam; não andeis tristes nem fomenteis a murmuração, os mexericos nem a intriga; sede próximos e amigos de todos; visitai sobretudo as pessoas idosas e levai-lhes carinho e ternura; não procureis o poder, o dinheiro, a fama”.
O frei John Ryky Asalu Naheten, natural de Padiae, Oecusse, Timor-Leste, tem 43 anos. Integra, desde 30 de janeiro deste ano, a Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado, em Argozelo.