Unidos à dor da Igreja

Escrito em 22/04/2025

Os Capuchinhos associam-se à dor da Igreja pela morte do Papa Francisco e unem-se aos fiéis do mundo inteiro que rezam pela sua alma.

A Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, reunida em Assembleia Provincial, em Mira, associa-se à dor da Igreja pela morte do Papa Francisco e une-se aos fiéis do mundo inteiro que agradecem ao Senhor pelo dom da vida e ministério do Bispo de Roma e rezam pela sua alma.

A 31 de agosto de 2024, o Papa Francisco, recebeu os participantes no Capítulo Geral dos Capuchinhos. Nessa altura, recordou-lhes as três dimensões da espiritualidade franciscana que, no seu entender, se deveriam privilegiar: a fraternidade, a disponibilidade para ir onde ninguém quer ir e o compromisso pela paz.

Os Franciscanos Capuchinhos agradecem ao Senhor pela sensibilidade franciscana do Papa Francisco, visível não apenas nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, mas também nos gestos mais simples do quotidiano.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrem em pecado mortal! Bem-aventurados aqueles que cumpriram tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.

(Cântico das Criaturas, São Francisco de Assis)



.